O Cisto de Baker trata-se de um extravasamento e acúmulo de líquido na bolsa sinovial na região da fossa poplítea provocando uma saliência e uma sensação de desconforto atrás do joelho. A dor pode piorar durante a flexão e extensão do joelho ou em momentos de maior atividade física no trabalho, andar distâncias maiores ou subir escadas.
A causa exata do cisto de Baker ainda é desconhecida, porém o aumento da produção de fluido e traumas pode levar ao seu aparecimento. Os sinais e sintomas mais comuns são:
· Edema na região poplítea
· Dor e Rigidez sem relatar história de trauma
· Dor e Edema na panturrilha caso haja ruptura do cisto
O diagnóstico é realizado através da palpação identificando um nódulo palpável, ou através de uma Ultra-sonografia e/ou Ressonância Magnética.
O tratamento médico é realizado com medicamentos antiinflamatório, há casos de reabsorção do Cisto de Baker, caso isto não aconteça é necessário o tratamento cirúrgico.
TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO:
Fase Aguda:
· Drenagem;
· Ultra-som Pulsado 1 MHZ (45Hz, 0,5W cm2 , 4 min);
· TENS convencional e/ou Gelo.
Fase Tardia:
- Quando abolido o quadro inflamatório, focar na musculatura posterior do MMII, pois é necessária uma boa flexibilidade para evitar sobrecarga nas bainhas sinoviais, provocadas principalmente pelos musculos semitendíneo e semimembranoso.
Por: Raniery Silva Alves